CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MAURO DE ALMEIDA PEREIRA


Arte da capa :Maria José Lara de Brêtas Pereira
Montagem com pertences de Mauro de Almeida
 e óleo sobre tela de Luiz Celso (filho de Mauro)
Em noite de autógrafo na casa de Leitura Lya Botelho, M. José Lara de Brêtas Pereira lançou duas robustas obras, de um só fôlego: “Um Tabelião de muitos Ofícios” e “O Escrivão”.
     A partir de textos de Mauro de Almeida, a autora organizou as obras de modo cronológico e com dados biográficos coletados pelo próprio homenageado, em comemoração ao seu centenário de nascimento.
     Temos uma visão ampla de quem foi Mauro de Almeida, fornecida pelo próprio,o notário,o jornalista, o cronista, o genealogista, o historiador e o cidadão.
Capa: Maria José Lara de Brêtas Pereira
     Aos jovens que o procuravam com sede de saber, sempre buscava oferecer ensinamentos diversos, oriundos de sua erudição. Detalhista, Mauro não tinha pressa. Era um profundo conhecedor de filatelia e numismática. Em vida, publicou os livros: “ Os Almeidas, os Britos e os Netos”, em 1966; “ Laços genealógicos”, em 1971; “ Notas complementares de Os Almeidas, os Britos e os Netos”, em 1972; e “ Do Arraial do Feijão Cru ao Município a Comarca de Leopoldina”, em 1984.
     Na noite de autógrafos, presente estava o prefeito municipal José Roberto de Oliveira que anunciou o nome do Centro Cultural, que funcionará no prédio do antigo fórum de Leopoldina: Mauro de Almeida Pereira. Justa homenagem, pois Mauro de Almeida aí trabalhou até a sua aposentadoria compulsória, estando à frente do Cartório do Segundo Ofício de Notas e Documentos.

     Graduada em Administração e Educação, com mestrado e especialização em Ciências do Comportamento Aplicado, a professora universitária Maria José Lara de Brêtas Pereira tem centenas de artigos e vários livros publicados e nos fala um pouco como começou e desenvolveu a ideia e qual o objetivo deste registro.

Foto de Elias Abrahim Neto                  










Comentários

Postagens mais Visitadas